Fernando Kendy Aoki RizzattoANA THAISA STURARO2025-12-162025-12-162025https://repositorio.unifev.edu.br/handle/123456789/532Com o aumento de ataques de engenharia social, mostra-se necessário investir e incentivar no treinamento e na conscientização sobre diversos ataques em que se explora o elo mais fraco da segurança da informação, o fator humano. Com isso, o presente projeto tem como objetivo desenvolver um jogo digital, educativo e interativo usando conceitos da gamificação sobre engenharia social, dessa forma incentivando e conscientização de forma lúdica sobre o tema. A justificativa desse trabalho vem da necessidade do treinamento da conscientização através de uma gamificação para treinamento de forma dinâmica e interativa contra ataques de Engenharia Social. O desenvolvimento consiste no uso de um motor de jogos, o Unity, e uma IDE, o Visual Studio para fazer os scripts, foi utilizado a linguagem C#. O Aseprite foi necessário para fazer o design do jogo. Com o desenvolvimento de quizzes e missões, juntamente com um sistema de ranking, foi possível ter um jogo interativo que ensinam conceitos da engenharia social, mostrando de forma interativa e lúdica, e com textos explicativos para o jogador sobre o tema da missão.Engenharia SocialGamificaçãoUnitySegurança da InformaçãoJogo educacionalConscientizaçãoNOUSSECJogo interativo para ensino da engenharia social, estratégias de defesa e ataqueTCC