Higor Thiago Feltrin Rozales GomesHAMILTON REINA JUNIORLEONARDO HENRIQUE DOS SANTOS BORGES2025-12-162025-12-162025-12-16https://repositorio.unifev.edu.br/handle/123456789/521O Desenvolvimento motor, essencial na infância, forma o ser, impulsionado por estímulos da educação física escolar. Por outro lado, o futsal surge como atividade física organizada, repleta de vivências enriquecedoras, aprimorando capacidades físicas e contribuindo para os âmbitos cognitivos emocionais e sociais das crianças. Este estudo investiga os efeitos do futsal no desenvolvimento motor infantil, enfatizando os benefícios em coordenação motora grossa, fina e especializada, equilíbrio estático e dinâmico, percepção espaço-temporal, agilidade, tempo de reação, resistência muscular e confiança motora. A metodologia fundamenta-se em revisão bibliográfica, com autores brasileiros especialistas em psicomotricidade, desenvolvimento infantil e educação física escolar. Os resultados mostram que a prática do futsal em ambiente pedagógico proporciona múltiplos estímulos motores complexos, apresentados de forma lúdica e ajustada. Isso impulsiona o desenvolvimento de capacidades cruciais para a autonomia infantil. Além disso, o futsal provou ser eficiente, promovendo interações sociais, elevando a auto estima, e construindo valores importantes tipo cooperação, respeito pelas regras e trabalho em grupo, mostrando que ele vai além de ser apenas um esporte, sendo também um poderoso instrumento pedagógico no desenvolvimento completo das crianças.Coordenação MotoraDesenvolvimento InfantilEducação Física EscolarFutsalPsicomotricidade.A INFLUÊNCIA DO FUTSAL NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR