Juliana P. dos SantosMARIA RITA MAINARDI DE MORAESSUELI DONISETE CEZARETTO BATISTA2025-12-112025-12-112025-12-11https://repositorio.unifev.edu.br/handle/123456789/487O conhecimento sobre comunicação é essencial, pois nos ajuda a entender e orientar uma das dimensões mais fundamentais da existência e do comportamento humano: a própria comunicação. Sem ela, o ser humano não sobrevive, os sistemas deixam de funcionar, as sociedades se desintegram e as civilizações colapsam. Este estudo verificou como os alunos do quinto e do nono período do curso de Psicologia avaliam as próprias habilidades de comunicação no contexto acadêmico e comparou habilidades comunicativas entre os dois grupos. Foi elaborado um questionário composto por questões fechadas e aplicado, por meio de uma plataforma on-line, a estudantes do curso de Psicologia. Os resultados obtidos demonstraram que as diferenças comunicacionais entre os dois períodos são pequenas. Ambos relataram uma boa escuta empática, contudo percebem que suas emoções não são levadas em consideração, e que possuem dificuldades em perceber os sentimentos na comunicação interpessoal. Nem sempre se sentem compreendidos e respeitados quanto as suas necessidades, havendo dificuldades em expressá-las através de um pedido. Conclui-se então que a comunicação entre os alunos nem sempre ocorre de maneira respeitosa, por isso é preciso que a comunicação seja aprimorada ao longo da formação, através de palestras ou intervenções, colaborando assim para uma Cultura de Paz no ambiente acadêmico.ptcomportamentocomunicação não violentauniversitários de psicologiaCOMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIOTCC