LAIS CHAMAS MORAESLUAN VICTOR MORETTI VERSSUTI2024-12-172024-12-172024-11-06https://repositorio.unifev.edu.br/handle/123456789/272A gestão de pessoas é um dos pilares de uma organização, ela está diretamente relacionada à todas as atividades voltadas à administração e ao desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. É preciso desenvolver um estudo aprimorado acerca da implementação de recursos tecnológicos, que auxiliam o trabalho da administração, e ainda, que se considerar a importância da Inteligência Artificial (IA) no presente setor, vide o fato desta tecnologia que estar cada mais introduzida no mercado e nas organizações. A partir disso, o objetivo deste trabalho é analisar e avaliar os impactos causados pela utilização da IA no âmbito organizacional. Na metodologia utilizada, optou-se por uma pesquisa de campo com o objetivo de coletar dados diretamente com os responsáveis da área de recursos humanos de diferentes empresas e saber sobre a utilização, ou não, da IA. A pesquisa atestou que a IA já é de conhecimento geral de organizações de diferentes áreas de atuação, tendo um resultado amplamente favorável á sua utilização nesse âmbito a partir dos benefícios proporcionados. Ratificando ainda que na maioria das empresas da pesquisa, a IA já está inserida como ferramenta de trabalho. Portanto, conclui-se que a IA possui grande aceitação e já está sendo utilizada dentro das organizações, porém, é necessário ter atenção para que o ser humano visualize a IA apenas como uma ferramenta auxiliar para qualificar e otimizar seus afazeres, e não como “alguém” que se deve delegar fielmente todas suas tarefas ou até mesmo um concorrente de trabalho direto.People management is one of the pillars of an organization, it is directly related to all activities aimed at the administration and development of a company's employees. It is necessary to develop an improved study on the implementation of technological resources, which assist the work of administration, and also, to consider the importance of Artificial Intelligence (AI) in the current sector, see the fact that this technology is increasingly introduced into the market and in organizations. Based on this, the objective of this work is to analyze and evaluate the impacts caused by the use of AI at the organizational level. In the methodology used, we opted for field research with the aim of collecting data directly from those responsible for the human resources area of different companies and finding out about the use, or not, of AI. The research attested that AI is already generally known by organizations in different areas of activity, with a largely favorable result for its use in this area based on the benefits provided. Further confirming that in most companies in the research, AI is already included as a work tool. Therefore, it is concluded that AI has great acceptance and is already being used within organizations, however, it is necessary to pay attention so that humans view AI only as an auxiliary tool to qualify and optimize their tasks, and not as “someone” that you must faithfully delegate all your tasks to or even a direct work competitor.Inteligência Artificial (IA)organizaçõestecnológicosferramenta.A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA EM GESTÃO DE PESSOAS – OS BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM RECURSOS HUMANOS