Juliana P. dos SantosAMANDA DA SILVA LOPES SCAFFJEMIMA LUÍSA SILVA GIMENEZ2025-12-112025-12-112025-12-11https://repositorio.unifev.edu.br/handle/123456789/486Referente aos problemas relacionados às condições de trabalho, há consenso na literatura quanto as diversas questões de saúde mental enfrentadas pelos professores, tais como: estresse, burnout e mal-estar. Foi investigada a relação entre condições de trabalho e saúde mental dos profissionais da rede municipal de educação infantil, por meio de dados sobre a ocorrência de transtornos psicológicos, percepção de estresse laboral e afastamentos por motivos de saúde. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, na qual buscamos compreender determinado fenômeno, através da abordagem quali-quantitativa e o método hipotético-dedutivo para coleta e análise de dados. Os resultados encontrados nesta pesquisa vão ao encontro da literatura, pois revelam que a atividade docente demanda tanto aspectos emocionais, quanto físicos e cognitivos. Além disso, mostram que as condições de trabalho vivenciadas podem impactar diretamente a saúde dos profissionais, gerando consequências que podem favorecer o surgimento de transtornos e acarretar afastamentos do ambiente de trabalho. Conclui-se que a saúde mental dos profissionais da educação infantil tem se destacado em razão do seu comprometimento, o que demonstra um impacto em suas condições de trabalho, além disso, tal adoecimento é agravado pela sobrecarga de atividade, falta de reconhecimento e desvalorização financeira.ptCondições laboraisdocenteseducação infantilsaúde mental.O IMPACTO DAS ATIVIDADES LABORAIS SOBRE A SAÚDE MENTAL DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTILTCC