Camilo Augusto Giamatei EstelutiOtavio Henrique dos Santos Ramos2024-12-202024-12-202024-12-05https://repositorio.unifev.edu.br/handle/123456789/407A educação infantil é uma fase importante para o desenvolvimento integral das crianças, envolvendo não apenas aspectos cognitivos, mas também socioemocionais. Nesse contexto, fábulas podem ser ferramentas eficazes para promover essas habilidades, ao envolverem histórias e personagens que facilitam a compreensão de emoções e comportamentos. Este artigo busca analisar como a utilização de fábulas na educação infantil pode contribuir para o desenvolvimento socioemocional das crianças, sob a perspectiva dos próprios educandos. Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas e observações em sala de aula. Participaram do estudo dez professores e graduandos da área de educação (Licenciatura em Pedagogia e Educação Física). As perguntas foram elaboradas em forma de formulário, com a principal temática voltada ao entendimento do socioemocional na educação infantil, onde as respostas foram compiladas via google forms e após analisadas para realização das discussões nesse artigo. As observações indicaram que mediante as respostas dos profissionais as crianças demonstraram uma maior capacidade de identificar e expressar emoções, tanto próprias quanto de outros. As entrevistas revelaram que os profissionais não entendiam muito sobre a junção das fábulas com situações cotidianas, abrangendo aspectos como empatia, cooperação e resolução de conflitos. A utilização de fábulas na educação infantil mostrou-se uma estratégia eficaz para o desenvolvimento socioemocional das crianças. Ao facilitar a identificação e a expressão de emoções por meio de histórias, as fábulas auxiliam na construção de habilidades fundamentais para o convívio social e o bem-estar emocional.fábulasdesenvolvimento socioemocionaleducação infantilensino lúdicoO desenvolvimento socioemocional na educação infantil por meio de fábulas