Pedagogia
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Navegando Pedagogia por Autor "Kethelen Alves do Nascimento"
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Item Variação dialetal e práticas pedagógicas: contribuições da Sociolinguística no Ensino Fundamental I(2025-12-17) Kethelen Alves do Nascimento; Camilo Augusto Giamatei EstelutiEste artigo reflete a influência da variação dialetal no ambiente escolar, considerandoosdesafios e as possibilidades do processo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectivadaSociolinguística. O estudo tem como objetivo compreender como as variações linguísticasimpactam na comunicação, no processo de leitura e escrita e na autoestima dos alunosedeque forma se manifestam em sala de aula. A pesquisa foi realizada comalunos do4º edo5ºano do Ensino Fundamental - anos iniciais, com diferentes perfis sociais e origens geográficasdiversas. A metodologia qualitativa combinou análise bibliográfica e coleta de dadoscomatividades práticas de oralidade e leitura, registrando e analisando a presença de variantesnoambiente escolar. Os resultados mostraram que os alunos recorrerama pronúnciascaracterísticas de suas regiões de origem, apresentaram trocas de fonemas, silabaçãoeinterpretações baseadas no vocabulário cotidiano. Além disso, identificou-se a ocorrênciadepreconceito linguístico, o que interfere na interação social e no desempenho escolar dosalunos. Conclui-se que a escola deve assumir um papel ativo de reconhecimento das variaçõeslinguísticas como parte da identidade cultural dos estudantes e promover práticas pedagógicasque conciliem a diversidade linguística e o ensino da norma-padrão.Item Variação dialetal e práticas pedagógicas: contribuições da Sociolinguística no Ensino Fundamental I(2025-12-22) Kethelen Alves do Nascimento; Camilo Augusto Giamatei EstelutiEste artigo reflete a influência da variação dialetal no ambiente escolar, considerando os desafios e as possibilidades do processo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectiva da Sociolinguística. O estudo tem como objetivo compreender como as variações linguísticas impactam na comunicação, no processo de leitura e escrita e na autoestima dos alunos e de que forma se manifestam em sala de aula. A pesquisa foi realizada com alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental - anos iniciais, com diferentes perfis sociais e origens geográficas diversas. A metodologia qualitativa combinou análise bibliográfica e coleta de dados com atividades práticas de oralidade e leitura, registrando e analisando a presença de variantes no ambiente escolar. Os resultados mostraram que os alunos recorreram a pronúncias características de suas regiões de origem, apresentaram trocas de fonemas, silabação e interpretações baseadas no vocabulário cotidiano. Além disso, identificou-se a ocorrência de preconceito linguístico, o que interfere na interação social e no desempenho escolar dos alunos. Conclui-se que a escola deve assumir um papel ativo de reconhecimento das variações linguísticas como parte da identidade cultural dos estudantes e promover práticas pedagógicas que conciliem a diversidade linguística e o ensino da norma-padrão.