Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Sobre o Repositório
    O que é o RepositórioTutorial de autodepósitoBiblioteca UnifevGerador Automático de Ficha CatalográficaUnifevContato
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Kethelen Alves do Nascimento"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Variação dialetal e práticas pedagógicas: contribuições da Sociolinguística no Ensino Fundamental I
    (2025-12-17) Kethelen Alves do Nascimento; Camilo Augusto Giamatei Esteluti
    Este artigo reflete a influência da variação dialetal no ambiente escolar, considerandoosdesafios e as possibilidades do processo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectivadaSociolinguística. O estudo tem como objetivo compreender como as variações linguísticasimpactam na comunicação, no processo de leitura e escrita e na autoestima dos alunosedeque forma se manifestam em sala de aula. A pesquisa foi realizada comalunos do4º edo5ºano do Ensino Fundamental - anos iniciais, com diferentes perfis sociais e origens geográficasdiversas. A metodologia qualitativa combinou análise bibliográfica e coleta de dadoscomatividades práticas de oralidade e leitura, registrando e analisando a presença de variantesnoambiente escolar. Os resultados mostraram que os alunos recorrerama pronúnciascaracterísticas de suas regiões de origem, apresentaram trocas de fonemas, silabaçãoeinterpretações baseadas no vocabulário cotidiano. Além disso, identificou-se a ocorrênciadepreconceito linguístico, o que interfere na interação social e no desempenho escolar dosalunos. Conclui-se que a escola deve assumir um papel ativo de reconhecimento das variaçõeslinguísticas como parte da identidade cultural dos estudantes e promover práticas pedagógicasque conciliem a diversidade linguística e o ensino da norma-padrão.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Variação dialetal e práticas pedagógicas: contribuições da Sociolinguística no Ensino Fundamental I
    (2025-12-22) Kethelen Alves do Nascimento; Camilo Augusto Giamatei Esteluti
    Este artigo reflete a influência da variação dialetal no ambiente escolar, considerando os desafios e as possibilidades do processo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectiva da Sociolinguística. O estudo tem como objetivo compreender como as variações linguísticas impactam na comunicação, no processo de leitura e escrita e na autoestima dos alunos e de que forma se manifestam em sala de aula. A pesquisa foi realizada com alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental - anos iniciais, com diferentes perfis sociais e origens geográficas diversas. A metodologia qualitativa combinou análise bibliográfica e coleta de dados com atividades práticas de oralidade e leitura, registrando e analisando a presença de variantes no ambiente escolar. Os resultados mostraram que os alunos recorreram a pronúncias características de suas regiões de origem, apresentaram trocas de fonemas, silabação e interpretações baseadas no vocabulário cotidiano. Além disso, identificou-se a ocorrência de preconceito linguístico, o que interfere na interação social e no desempenho escolar dos alunos. Conclui-se que a escola deve assumir um papel ativo de reconhecimento das variações linguísticas como parte da identidade cultural dos estudantes e promover práticas pedagógicas que conciliem a diversidade linguística e o ensino da norma-padrão.

BIBLIOTECA UNIFEV CÂMPUS CENTRO

Horário de atendimento: Segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 12h.

Endereço: Rua Pernambuco, nº 4.196 – Centro – CEP 15.500-006 – Votuporanga/SP

Telefone/Whatsapp: (17) 3405-9980

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em contato