Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Sobre o Repositório
    O que é o RepositórioTutorial de autodepósitoBiblioteca UnifevGerador Automático de Ficha CatalográficaUnifevContato
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lorrainy Maria Madrid Orlandeli"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Escrita em tempo de inteligência artificial: desafios pedagógicos no Ensino Fundamental I
    (2025-12-22) Lorrainy Maria Madrid Orlandeli; Camilo Augusto Giamatei Esteluti
    A escrita é uma habilidade basilar para o desenvolvimento da criatividade, da expressão e do pensamento crítico dos alunos, constituindo-se como um dos pilares do processo educativo. Sua construção está marcada por fatores sociais e culturais que influenciam a identidade, a autonomia e a autoria do sujeito que escreve. No contexto atual, em que as tecnologias digitais se expandem de forma acelerada, as inteligências artificiais (IAs) passaram a ocupar espaço no ambiente escolar e a interagir diretamente com a produção escrita dos estudantes. Essa presença, embora traga benefícios práticos, também suscita questionamentos sobre autoria, dependência e impacto no desenvolvimento da escrita, especialmente diante do risco de homogeneização dos textos e do enfraquecimento da criatividade. Este artigo tem como objetivo investigar e analisar como o uso de IAs impacta a escrita de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, buscando compreender tanto os benefícios quanto as limitações, além de apontar caminhos para superar os desafios encontrados. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionário a docentes que atuam no 5º ano, coletando dados sobre percepções, estratégias pedagógicas, desafios enfrentados e experiências em sala de aula relacionadas ao tema. A metodologia qualitativa possibilitou uma análise interpretativa das respostas, favorecendo a identificação de tendências e preocupações recorrentes. Os resultados indicam que, embora as IAs contribuam para revisão gramatical e ampliação de vocabulário, o uso constante pode gerar dependência, reduzir a criatividade dos alunos e comprometer a autoria e a identidade de seus textos. Concluise que as IAs não podem ser ignoradas no processo educacional, mas precisam ser incorporadas de maneira crítica e mediada, cabendo à escola e aos professores orientar os estudantes a reelaborarem, compararem e refletirem sobre as respostas geradas por essas ferramentas. Dessa forma, promove-se um letramento digital consciente, que integra inovação tecnológica e formação cidadã sem renunciar à valorização da autoria e da autonomia na escrita.

BIBLIOTECA UNIFEV CÂMPUS CENTRO

Horário de atendimento: Segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 12h.

Endereço: Rua Pernambuco, nº 4.196 – Centro – CEP 15.500-006 – Votuporanga/SP

Telefone/Whatsapp: (17) 3405-9980

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em contato