Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Sobre o Repositório
    O que é o RepositórioTutorial de autodepósitoBiblioteca UnifevGerador Automático de Ficha CatalográficaUnifevContato
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Otavio Henrique dos Santos Ramos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O desenvolvimento socioemocional na educação infantil por meio de fábulas
    (2024-12-05) Otavio Henrique dos Santos Ramos; Camilo Augusto Giamatei Esteluti
    A educação infantil é uma fase importante para o desenvolvimento integral das crianças, envolvendo não apenas aspectos cognitivos, mas também socioemocionais. Nesse contexto, fábulas podem ser ferramentas eficazes para promover essas habilidades, ao envolverem histórias e personagens que facilitam a compreensão de emoções e comportamentos. Este artigo busca analisar como a utilização de fábulas na educação infantil pode contribuir para o desenvolvimento socioemocional das crianças, sob a perspectiva dos próprios educandos. Adotou-se uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas e observações em sala de aula. Participaram do estudo dez professores e graduandos da área de educação (Licenciatura em Pedagogia e Educação Física). As perguntas foram elaboradas em forma de formulário, com a principal temática voltada ao entendimento do socioemocional na educação infantil, onde as respostas foram compiladas via google forms e após analisadas para realização das discussões nesse artigo. As observações indicaram que mediante as respostas dos profissionais as crianças demonstraram uma maior capacidade de identificar e expressar emoções, tanto próprias quanto de outros. As entrevistas revelaram que os profissionais não entendiam muito sobre a junção das fábulas com situações cotidianas, abrangendo aspectos como empatia, cooperação e resolução de conflitos. A utilização de fábulas na educação infantil mostrou-se uma estratégia eficaz para o desenvolvimento socioemocional das crianças. Ao facilitar a identificação e a expressão de emoções por meio de histórias, as fábulas auxiliam na construção de habilidades fundamentais para o convívio social e o bem-estar emocional.

BIBLIOTECA UNIFEV CÂMPUS CENTRO

Horário de atendimento: Segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 12h.

Endereço: Rua Pernambuco, nº 4.196 – Centro – CEP 15.500-006 – Votuporanga/SP

Telefone/Whatsapp: (17) 3405-9980

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em contato