Engenharia Civil
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Navegando Engenharia Civil por Autor "Marcos Paulo Segantini Borges dos Santos"
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Item Importância dos pontos de ancoragem para linha de vida em edificações residenciais unifamiliares(2024-12-18) Brumato, Caio Dias; Marcos Paulo Segantini Borges dos SantosEste estudo aborda a importância dos pontos de ancoragem para linhas de vida em edificações residenciais unifamiliares, destacando sua relevância para a proteção dos trabalhadores em altura. Baseado nas diretrizes da NR 35 e na NBR 16325, a pesquisa enfatiza a necessidade de implementação de sistemas de ancoragem adequados como medida essencial para a prevenção de acidentes. A ausência ou má utilização desses dispositivos em obras de pequeno porte frequentemente resulta em riscos elevados, destacando a necessidade de conscientização e treinamento dos profissionais envolvidos. A análise realizada evidencia que a instalação de pontos de ancoragem, permanentes ou móveis, reduz significativamente os riscos de quedas, promove a conformidade normativa e incentiva práticas de segurança integradas, a pesquisa reforça que a manutenção regular dos sistemas e o uso de materiais de alta qualidade são fatores cruciais para garantir a eficácia das ancoragens. A adoção desses dispositivos reflete um compromisso ético e legal, proporcionando benefícios não apenas para os trabalhadores, mas também para empregadores e contratantes, ao minimizar custos com acidentes e agregar valor às edificações. O estudo conclui que a implementação de pontos de ancoragem vai além do cumprimento de exigências legais, representando um investimento estratégico em segurança, sustentabilidade e eficiência. Ao adotar sistemas de proteção contra quedas, o setor da construção civil promove uma cultura de segurança mais robusta, contribuindo para a valorização da vida e para a evolução das práticas construtivas no Brasil.Item Utilização do látex pré-vulcanizado(2024-12-18) Carmo, Alisson Rodrigues do; Silva, Marcelo Rodrigo Esteves da; Marcos Paulo Segantini Borges dos SantosEstudar as propriedades mecânicas do concreto possibilita a compreensão de seu comportamento diante a solicitação de forças e momentos, o estudo viabilizar a melhoria, dando a possibilidade de um melhor desempenho estrutural. O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil e possui características marcantes, tais como a alta resistência a compressão, no entanto deixa a desejar na resistência à tração e flexão. Assim sendo o presente trabalho busca estudar a adição de compósito como o látex pré-vulcanizado com a finalidade de aprimorar a resistência à tração sem comprometer a compressão. Através de uma revisão bibliográfica sobre vários estudos a respeito da adição de borracha natural no concreto, porém nenhum com o acréscimo do enxofre, que junto ao látex possibilita o processo de vulcanização responsável pelo aumento da resistência da borracha, tornando-a um material elástico. Se esse processo ocorrer dentro do concreto há a possibilidade de aumentar a resistência à tração do concreto, mas resta saber se isso não afetará a resistência à compressão. Caso seja possível, o concreto armado usual poderá sofrer uma redução em sua taxa de armadura, pois o próprio concreto poderá absorver parte dos esforços de tração na qual as estruturas comuns estão sujeitas. Assim a presente pesquisa mostra ser um importante estudo no melhoramento das características do concreto, podendo aprimorar os processos construtivos convencionais.