Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Sobre o Repositório
    O que é o RepositórioTutorial de autodepósitoBiblioteca UnifevGerador Automático de Ficha CatalográficaUnifevContato
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ANA JULIA SANTOS STRABELLI"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ADOLESCENTES NOS DIAS ATUAIS
    (2025) ANA JULIA SANTOS STRABELLI; BEATRIZ AURELIANO SILVA; Renata Cristina Domingos
    O presente estudo aborda a influência das redes sociais no desenvolvimento cognitivo dos adolescentes, considerando as mudanças emocionais e neuropsicológicas dessa fase. O interesse pelo tema surgiu diante o uso excessivo das plataformas digitais por jovens e da necessidade de entender como essa exposição constante pode influenciar nos processos de aprendizagem, atenção, autocontrole e bem-estar psicológico. Dessa forma, o estudo teve como objetivo analisar os efeitos das redes sociais no desenvolvimento cognitivo dos adolescentes, expondo tanto pontos negativos quanto positivos dessa interação. A metodologia consistiu em uma revisão narrativa, com base em artigos científicos disponíveis nas bases SciELO, PsycInfo e PePSIC, além de relatórios institucionais como o Guia sobre Usos de Dispositivos Digitais (2025) e dados do CETIC.br (2024). Os resultados indicaram que o uso mediado das redes pode favorecer a socialização, a aprendizagem e o fortalecimento da autoestima, enquanto o uso excessivo está associado à dispersão, à dependência digital e à queda no desempenho escolar. Constatou-se também que a exposição prolongada às telas pode afetar o sono, a autorregulação emocional e o autocontrole, interferindo nas funções cognitivas superiores. Conclui-se que o uso consciente e supervisionado das mídias digitais pode ser transformado em ferramenta de desenvolvimento intelectual e social, desde que acompanhado de práticas educativas e de mediação familiar.

BIBLIOTECA UNIFEV CÂMPUS CENTRO

Horário de atendimento: Segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 12h.

Endereço: Rua Pernambuco, nº 4.196 – Centro – CEP 15.500-006 – Votuporanga/SP

Telefone/Whatsapp: (17) 3405-9980

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em contato