Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Sobre o Repositório
    O que é o RepositórioTutorial de autodepósitoBiblioteca UnifevGerador Automático de Ficha CatalográficaUnifevContato
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "GUSTAVO MUNARI DA SILVA"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A INICIAÇÃO AO VOLEIBOL NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA EDUCAÇÃO FÍSICA
    (2025-12-09) GUSTAVO MUNARI DA SILVA; professora Ma. Denise Ferraz Lima Veronezi.
    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil por meio de experiências práticas de ensino. Nesse contexto, este estudo teve como foco a iniciação ao voleibol nos anos iniciais do Ensino Fundamental, compreendendo seu papel no desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, promovendo cooperação, respeito às regras e trabalho em equipe. O voleibol, criado em 1895 por Willian Morgan, foi introduzido no ambiente escolar como recurso pedagógico, considerando que a escola é o espaço onde muitos alunos têm o primeiro contato com a modalidade. A pesquisa-ação foi realizada durante quatro meses com 72 crianças, de 8 a 10 anos, do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Votuporanga-SP, em escola indicada pela Secretaria Municipal de Educação. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi assinado pelos responsáveis. Inicialmente, aplicou-se um diagnóstico por meio da apresentação da história do voleibol e de questionários aos alunos. As ações foram planejadas em conjunto com o professor da turma, contemplando atividades lúdicas e práticas de iniciação ao voleibol. O processo avaliativo ocorreu de forma contínua, com observações e entrevistas ao final. Os resultados indicaram que 62,5% dos estudantes já conheciam a modalidade, enquanto 36,1% não possuíam vivência prévia. Constatou-se que o PIBID ampliou o acesso ao esporte, despertando interesse e engajamento, além de favorecer a motivação, a socialização e o comprometimento dos alunos, reforçando a importância do voleibol como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental.

BIBLIOTECA UNIFEV CÂMPUS CENTRO

Horário de atendimento: Segunda a sexta, exceto feriados, das 9h às 12h.

Endereço: Rua Pernambuco, nº 4.196 – Centro – CEP 15.500-006 – Votuporanga/SP

Telefone/Whatsapp: (17) 3405-9980

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em contato