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Navegando Psicologia por Assunto "Educação Básica"
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Item EXAUSTÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POR QUE OS PROFESSORES DO SÉCULO XXI ESTÃO ENFRENTANDO A SÍNDROME DE BURNOUT COM FREQUÊNCIA CRESCENTE?(2024) GEOVANA DOS SANTOS GARCIA; KETTYLLEN USSON DOS REIS PEREIRA; RICARDO ALEXANDRE GARCIA DE OLIVEIRAA síndrome de burnout é uma condição que afeta de maneira significativa os professores do ensino básico no século XXI, levando a sérios problemas de saúde mental e física. Este estudo teve como objetivo investigar os fatores desencadeadores mais comuns dessa síndrome entre os professores, além de mapear a incidência e identificar estratégias para amenizar esses fatores estressores. A justificativa para este estudo baseia-se na crescente frequência de burnout entre os docentes e na importância de compreender suas causas para implementar intervenções eficazes. A metodologia adotada envolveu a revisão de literatura de estudos recentes sobre a síndrome de burnout em professores. Foram analisados 13 artigos. Esses estudos foram selecionados com base em critérios de relevância e atualidade, cobrindo um período de 2014 a 2024. Os resultados indicaram que os principais fatores desencadeadores incluem cansaço mental e físico, distúrbios respiratórios, problemas cardiovasculares, e depressão, com uma prevalência significativa entre os docentes da rede pública e particular. As estratégias sugeridas para amenizar esses fatores variam desde a implementação de políticas públicas para melhorar as condições de trabalho, até intervenções psicológicas e programas de suporte contínuo. As considerações finais deste estudo destacam a necessidade de uma abordagem integrada para combater a síndrome de burnout, envolvendo tanto a melhoria das condições de trabalho quanto o suporte psicológico aos professores. Somente através de ações coordenadas e eficazes será possível mitigar os impactos do burnout e garantir uma educação de qualidade, sustentada pela saúde e bem-estar dos docentes.