Trabalhos de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Pedagogia
Navegar
Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Assunto "ensino."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O papel do lúdico no ensino e aprendizagem da matemática(2024-12-18) FRANCHINI, Delma; CARVALHO, Taylane Ferreira de; Milena Aparecida Batelo RamosA ludicidade na educação vai além da mera diversão, servindo como uma abordagem pedagógica para melhorar o envolvimento na aprendizagem. No contexto da matemática, entende-se que a incorporação de elementos lúdicos no ensino pode promover uma compreensão mais profunda dos conceitos, tornando a aprendizagem mais significativa. Esta análise esclarece a importância do lúdico no aprendizado de matemática, ressaltando que jogos e brincadeiras propiciam um saber simbólico para o educando. O objetivo desse trabalho é investigar como a ludicidade pode influenciar positivamente o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de matemática, contribuindo para a construção do conhecimento matemático de forma mais significativa e mais prazerosa. Tendo em vista muitos relatos de situações de desinteresse e falta de concentração por parte dos alunos, que podem até levar à ocorrências de indisciplina nas aulas de matemática, este trabalho se justifica pelo fato de que os professores podem, através dos jogos, oferecer na sala de aula um ambiente de interesse e motivação devido ao seu aspecto lúdico, tornando os alunos independentes e ativos no processo de construção do conhecimento. O estudo emprega uma metodologia de ampla revisão da literatura para obter a compreensão sobre os benefícios potenciais da incorporação de elementos lúdicos no ensino de matemática. Os resultados sugerem que a integração da ludicidade na educação matemática aumenta o envolvimento, a compreensão e a assimilação dos conceitos matemáticos pelos alunos. Como resultados obtidos, esta investigação destaca a importância de incorporar a ludicidade como uma estratégia pedagógica eficiente para melhorar os resultados da aprendizagem da matemática em diferentes níveis de ensino.