Variação dialetal e práticas pedagógicas: contribuições da Sociolinguística no Ensino Fundamental I

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Data

2025-12-17

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Resumo

Este artigo reflete a influência da variação dialetal no ambiente escolar, considerandoosdesafios e as possibilidades do processo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectivadaSociolinguística. O estudo tem como objetivo compreender como as variações linguísticasimpactam na comunicação, no processo de leitura e escrita e na autoestima dos alunosedeque forma se manifestam em sala de aula. A pesquisa foi realizada comalunos do4º edo5ºano do Ensino Fundamental - anos iniciais, com diferentes perfis sociais e origens geográficasdiversas. A metodologia qualitativa combinou análise bibliográfica e coleta de dadoscomatividades práticas de oralidade e leitura, registrando e analisando a presença de variantesnoambiente escolar. Os resultados mostraram que os alunos recorrerama pronúnciascaracterísticas de suas regiões de origem, apresentaram trocas de fonemas, silabaçãoeinterpretações baseadas no vocabulário cotidiano. Além disso, identificou-se a ocorrênciadepreconceito linguístico, o que interfere na interação social e no desempenho escolar dosalunos. Conclui-se que a escola deve assumir um papel ativo de reconhecimento das variaçõeslinguísticas como parte da identidade cultural dos estudantes e promover práticas pedagógicasque conciliem a diversidade linguística e o ensino da norma-padrão.

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Palavras-chave

sociolinguística, variação dialetal, preconceito linguístico, ensino-aprendizagem.

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