Trabalhos de Conclusão de Curso
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Engenharia de Computação
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso por Autor "Fernando Kendy Aoki Rizzatto"
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Item AGENTES MIRINS CONTRA A DENGUE(2025) MATHEUS PRANDI BRANTIS GOSTALDON; Fernando Kendy Aoki RizzattoDiante do cenário preocupante no crescimento de casos de dengue em todos os estados brasileiros, torna-se necessário o desenvolvimento de soluções inovadoras, acessíveis e educativas para auxiliar na prevenção da doença. Nesse contexto, o objetivo do projeto "Agentes Mirins Contra a Dengue" consiste em implementar um sistema web gamificado nas escolas, cujo propósito é engajar as crianças e adolescentes de 5 a 15 anos que desejam contribuir na prevenção e combate do mosquito Aedes aegypti. Como, por exemplo, remoção de água parada e limpeza dos ambientes domésticos e escolares. A metodologia utilizada baseia-se em pesquisas bibliográficas sobre prevenção e combate à dengue no contexto educacional, além de envolver gamificação e desenvolvimento de uma interface web. Todas as funcionalidades do sistema foram desenvolvidas por meio das linguagens JavaScript e Python. O fluxo do sistema ocorre quando os usuários acumulam pontos ao realizar ações na prática contidas num extenso checklist, que é composto por 50 itens, cada um valendo 2 pontos. Essa pontuação proporcionará que os usuários obtenham medalhas de reconhecimento por seu ato heroico, sendo 20 pontos equivalentes à de bronze, 50 pontos à de prata e 100 pontos à de ouro. Além disso, a plataforma inclui um sistema de ranking, no qual exibirá os 10 melhores agentes mirins em destaque, aumentando o engajamento lúdico e favorecendo a educação ambiental por meio da diversão consciente. Para garantir a eficácia do processo e evitar possíveis fraudes, cada ação deverá ser comprovada por meio do anexo de fotos. Essa validação será efetuada pelo administrador do sistema, que irá aprovar ou rejeitar com base nas informações submetidas. O projeto também se destaca pela importância de promover o protagonismo infantojuvenil, encorajando as crianças e jovens a se tornarem verdadeiros heróis. Dessa forma, o projeto favorece positivamente o incentivo de seus colegas, familiares e vizinhos a adotarem práticas de prevenção contra o vetor da doença. Mais do que uma ferramenta, o projeto busca mostrar que soluções digitais inovadoras podem ter um impacto significativo quando combinadas com a educação, tecnologias e o engajamento do público-chave. Isso contribui de forma positiva para a saúde pública e, principalmente, para a redução significativa dos casos da doença.Item ANALISE DE SEGURANÇA DE REDES SEM FIO UTILIZANDO PENTEST(2025) HUDSON YURI DE OLIVEIRA; Fernando Kendy Aoki RizzattoO presente trabalho apresenta uma análise prática da segurança de redes sem fio, com foco na identificação, exploração e documentação de vulnerabilidades presentes em redes Wi-Fi utilizando técnicas de pentest. Foram executados testes reais em ambientes controlados, empregando ferramentas como Aircrack-ng, Wireshark, Airodump-ng, Aireplay-ng e a criação de ambientes virtualizados no Kali Linux. Os experimentos contemplaram ataques amplamente utilizados por invasores, como desautenticação, captura de handshake WPA2, ataque PMKID e o ataque Evil Twin, no qual foi desenvolvido e aplicado o script GhostTap para interação remota com dispositivos Android conectados à rede falsa. Os resultados demonstram que, mesmo com a evolução dos protocolos de segurança, redes configuradas com WPA2 ainda são suscetíveis a ataques que exploram falhas no gerenciamento de quadros, engenharia social e abuso de protocolos de autenticação. O estudo reforça a importância da atualização constante de equipamentos, adoção de padrões modernos como WPA3 e da conscientização dos usuários quanto aos riscos associados ao uso inadequado de redes sem fio.Item BIOLIFTVISION(2025) FERNANDO APARECIDO MAFFEI PIRES; MURILLO BARROS BADIO; Fernando Kendy Aoki RizzattoEste trabalho aborda a análise biomecânica de movimentos no powerlifting, área marcada por alto risco de lesões devido a execuções técnicas inadequadas, propondo uma solução computacional para suporte ao treinamento de atletas. O objetivo principal consistiu em desenvolver um software que utilize visão computacional e aprendizado de máquina para avaliar a qualidade técnica de exercícios, fornecendo feedback automático e histórico de análises. A justificativa reside na demanda por ferramentas acessíveis e precisas que auxiliem treinadores e atletas a aprimorar a performance e prevenir riscos, superando limitações de métodos manuais ou equipamentos caros. A metodologia adotou abordagem quantitativa experimental, com captura e processamento de vídeos via MediaPipe para extração de keypoints corporais em 3D e cálculo de ângulos articulares relevantes (joelhos, quadris, ombros). Modelos de machine learning one-class foram treinados para classificar movimentos válidos e inválidos, integrados a uma interface gráfica em PyQt5 que permite seleção de vídeos e consulta a históricos. Testes ocorreram com dataset de powerlifting, avaliando precisão em cenários reais. Os resultados revelaram precisão superior a 85% na classificação de movimentos, com processamento eficiente e feedback em tempo real, validando a robustez do sistema em diferentes condições de iluminação e ângulos. Conclui-se que a solução é viável como ferramenta de apoio ao treinamento biomecânico, contribuindo para a inclusão tecnológica no esporte e abrindo caminhos para expansões como integração com wearables.Item CARBON TRACKER(2025) JOÃO CARLOS NASCIMENTO GONÇALVES RUIZ; Fernando Kendy Aoki RizzattoO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do Carbon Tracker, um aplicativo móvel destinado à coleta, armazenamento e transmissão de dados georreferenciados para apoio à gestão agrícola. A solução integra tecnologias voltadas para arquitetura offline-first capaz de operar de forma contínua em ambientes rurais com cobertura de rede instável. A metodolodia empregada envolveu pesquisa exploratória, modelagem de requisitos, desenvolvimento incremental, testes de bancada, simulações controladas, validação em campo e avaliação prática com operadores em ambiente agrícola real. Os resultados demonstraram que o sistema atende plenamente aos requisitos, apresentando alta confiabilidade na coleta de dados, estabilidade dos serviços Android, integridade total da persistência local, transmissão eficiente ao backend e baixo consumo energético. Testes realizados em fazendas confirmaram a precisão das trilhas, o funcionamento prolongado sem interrupções e a facilidade de uso por operadores com diferentes níveis de familiaridade tecnológica. Conclui-se que este projeto apresenta uma solução viável e de baixo custo para rastreamento agrícola, oferecendo uma alternativa acessível aos sistema de telemetria proprietários e contribuindo para a digitalização das operações no campo. O aplicativo está sendo preparado para implantação na safra de 2026, com potencial para evoluir funcionalidades adicionais, como integração com ordens de serviço, operações de campo, abastecimento, telemetria avançada (com visualização de mapa e marcação de localidades) e análises inteligentes orientadas a dados.Item HIDRENER(2025) JOÃO DENER MOREIRA DE OLIVEIRA; Fernando Kendy Aoki RizzattoA hidroponia, técnica de cultivo sem solo que utiliza solução nutritiva, destaca-se pela eficiência no uso da água, menor uso de agrotóxicos e possibilidade de produção em espaços reduzidos. Este trabalho desenvolveu um sistema de hidroponia automatizado baseado no microcontrolador ESP32, integrando sensores de condutividade elétrica e temperatura, além de atuadores capazes de ajustar automaticamente esses parâmetros. O projeto combinou pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de hardware, programação embarcada e uma interface web acessível via Wi‑Fi, permitindo o acompanhamento em tempo real e a configuração dos limites ideais de operação. Ao final, o sistema foi capaz de monitorar com precisão as variáveis da solução nutritiva e acionar bombas para correção quando necessário, reduzindo erros manuais e desperdícios, tornando o cultivo mais eficiente e acessível. Essa integração entre automação e hidroponia contribui para práticas produtivas mais sustentáveis e favorece a adoção da técnica por diferentes perfis de produtores.Item NOUSSEC(2025) ANA THAISA STURARO; Fernando Kendy Aoki RizzattoCom o aumento de ataques de engenharia social, mostra-se necessário investir e incentivar no treinamento e na conscientização sobre diversos ataques em que se explora o elo mais fraco da segurança da informação, o fator humano. Com isso, o presente projeto tem como objetivo desenvolver um jogo digital, educativo e interativo usando conceitos da gamificação sobre engenharia social, dessa forma incentivando e conscientização de forma lúdica sobre o tema. A justificativa desse trabalho vem da necessidade do treinamento da conscientização através de uma gamificação para treinamento de forma dinâmica e interativa contra ataques de Engenharia Social. O desenvolvimento consiste no uso de um motor de jogos, o Unity, e uma IDE, o Visual Studio para fazer os scripts, foi utilizado a linguagem C#. O Aseprite foi necessário para fazer o design do jogo. Com o desenvolvimento de quizzes e missões, juntamente com um sistema de ranking, foi possível ter um jogo interativo que ensinam conceitos da engenharia social, mostrando de forma interativa e lúdica, e com textos explicativos para o jogador sobre o tema da missão.Item SISTEMA MES PARA MONITORAMENTO EM INDÚSTRIA 4.0(2025) KELVIN LIBERT FERREIRA BATISTA; Fernando Kendy Aoki RizzattoEste trabalho aborda o desenvolvimento de um software, voltado para otimizar operações na indústria 4.0, por meio da aplicação dos indicadores de OEE (Overall Equipment Effectiveness). O objetivo principal do sistema é criar um sistema MES (Manufacturing execution system) estruturado em três módulos integrados para facilitar a gestão e o planejamento das etapas produtivas. A justificativa reside na necessidade de aumentar a eficiência operacional e a tomada de decisões estratégicas nas indústrias modernas. A metodologia adotada envolveu o desenvolvimento modular do software, com uma visão administrativa para monitoramento de indicadores e geração de relatórios, e uma visão operacional destinada aos operadores para registro de paradas e ordenamento das ordens de produção. A comunicação entre máquinas e sistema foi garantida por controladores programáveis, assegurando uma integração robusta dos sinais dos equipamentos. Como resultado, o sistema melhora a analise das paradas, o apontamento das ordens e a eficiência geral do processo produtivo. Conclui-se que a aplicação dos conceitos da indústria 4.0 neste software proporciona uma ferramenta completa para a gestão e otimização dos processos indústrias, promovendo ambientes produtivos mais inteligentes e eficazes.