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Navegando Psicologia por Assunto "autismo"
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Item DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE EM PESSOAS COM AUTISMO: UMA REVISÃO DE LITERATURA(2024) FERNANDA CAROLINE SANCHES FERNANDES; NICOLLY GIBBINI LATORRE RODRIGUESO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do desenvolvimento, cujas características centrais incluem dificuldades na interação social e padrões restritos e repetitivos de interesses ou comportamentos, sendo estas características presentes ao longo de toda a vida do indivíduo. A sexualidade em pessoas com deficiência, incluindo o TEA, é frequentemente cercada por estigmas, o que reforça a relevância de discutir o tema. Este trabalho explorou a sexualidade em pessoas autistas, através de revisão de literatura, enfatizando a importância de uma abordagem educativa que contemple a educação sexual para promover autonomia e segurança destes indivíduos. A educação sexual à autistas é um tema que deve ser abordado considerando diversos objetivos, incluindo a prevenção de gravidez precoce, a proteção contrao abuso sexual, a redução de risco de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e promover o desenvolvimento da compreensão saudável e segura sobre o próprio corpo. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento de trabalhos cuja temática é o desenvolvimento da sexualidade em pessoas com autismo, descrevendo os principais achados e identificando as estratégias de intervenção recomendadas. Os resultados encontrados destacam a importância de intervenções voltadas para o desenvolvimento de Habilidades Sociais, bem como de práticas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), para promoção de autonomia de pessoas com autismo. Além disso, observou-se uma escassez de literatura sobre a temática, indicando a necessidade de incentivo a novas pesquisas que abordem o assunto de forma a garantir os direitos e o bem-estar de pessoas com TEA.Item MEDICALIZAÇÃO DA VIDA(2024-12-17) CARLOS EDUARDO ALVES; DANIEL HENRIQUE FURLAN; JOÃO VITOR MARQUES DELUCA; Renata Cristina DomingosNeste artigo, foi explorada a medicalização da vida, concentrando a pesquisa nas implicações e desafios associados ao diagnóstico de condições psicológicas comuns, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno e Déficit de Atenção (TDAH). O objetivo é examinar como esses diagnósticos se desdobram na existência diária das pessoas, investigando como suas percepções e experiências mudam no processo anterior e posterior ao diagnóstico. Portanto, foi aplicado entrevistas abertas, o que facilitou uma abordagem detalhada a todas as facetas da vida pessoal e social dos entrevistados. Além disso, explora-se as consequências socioculturais e psicológicas de uma medicalização excessiva, questionando como essas abordagens afetam a identidade e o bem-estar do paciente. O artigo aprofunda as raízes da medicalização, fornecendo uma avaliação imparcial e bem informada das complexidades enfrentadas pelo paciente. O resultado do trabalho “Medicalização da Vida: Implicações e Desafios do Diagnóstico”, mostra o impacto significativo que os diagnósticos de TEA e TDAH, tem sobre a vida do sujeito. De acordo com os relatos das entrevistas feitas, mesmo que o diagnóstico seja um “divisor de águas”, ajudando com explicações, consigo vem também desafios, como identidade e estigmas sociais. Seja na infância ou quando adulto, o diagnóstico tem influência em vários âmbitos da vida, como o ambiente escolar, profissional e meio social. Evidenciando assim, a necessidade de um uso mais crítico e humanizado dos diagnósticos, para que sejam evitados transtornos a aqueles que contém.