Trabalhos de Conclusão de Curso
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Educação Física - Licenciatura
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Item AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FORÇA E EQUILÍBRIO EM IDOSAS PARTICIPANTES DA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE(2025-12-12) Janaina Luana Santarelli; Maria Stefânia Aparecida da Silva; Caciane Dallemole SouzaItem A INICIAÇÃO AO VOLEIBOL NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA EDUCAÇÃO FÍSICA(2025-12-09) GUSTAVO MUNARI DA SILVA; professora Ma. Denise Ferraz Lima Veronezi.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil por meio de experiências práticas de ensino. Nesse contexto, este estudo teve como foco a iniciação ao voleibol nos anos iniciais do Ensino Fundamental, compreendendo seu papel no desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, promovendo cooperação, respeito às regras e trabalho em equipe. O voleibol, criado em 1895 por Willian Morgan, foi introduzido no ambiente escolar como recurso pedagógico, considerando que a escola é o espaço onde muitos alunos têm o primeiro contato com a modalidade. A pesquisa-ação foi realizada durante quatro meses com 72 crianças, de 8 a 10 anos, do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Votuporanga-SP, em escola indicada pela Secretaria Municipal de Educação. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi assinado pelos responsáveis. Inicialmente, aplicou-se um diagnóstico por meio da apresentação da história do voleibol e de questionários aos alunos. As ações foram planejadas em conjunto com o professor da turma, contemplando atividades lúdicas e práticas de iniciação ao voleibol. O processo avaliativo ocorreu de forma contínua, com observações e entrevistas ao final. Os resultados indicaram que 62,5% dos estudantes já conheciam a modalidade, enquanto 36,1% não possuíam vivência prévia. Constatou-se que o PIBID ampliou o acesso ao esporte, despertando interesse e engajamento, além de favorecer a motivação, a socialização e o comprometimento dos alunos, reforçando a importância do voleibol como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental.Item A INCLUSÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA(2024-12-10) AYLA MURYEL GONÇALVES MALERBA; GABRIEL GUSTAVO GOMES MAURICIOO estudo aborda os desafios enfrentados por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas aulas de educação física e a necessidade de adaptar as atividades para promover inclusão e a socialização. O Censo Escolar indica o aumento de alunos com TEA em classes regulares no Brasil entre 2017 e 2018. Para que a inclusão seja eficaz, é necessário que os professores busquem ativamente conhecimento sobre esses alunos e adaptem suas abordagens pedagógicas. O objetivo do estudo foi verificar programas educacionais que incluam alunos com TEA nas aulas de educação física, destacando o papel da disciplina nesse contexto. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo quanti-qualitativa, com coleta de dados por meio de questionários aplicados a quatro professores de educação física com experiência e especialização em trabalhar com alunos com TEA. Os resultados revelaram que cada professor desenvolve uma abordagem única para lidar com esses alunos. Dois deles utilizam planejamentos individualizados e estratégias pedagógicas inovadoras para garantir a inclusão nas atividades. No entanto, o estudo aponta desafios como a falta de suporte profissional nas escolas, dificuldades de comunicação com os alunos e sensibilidades sensoriais. Entre as estratégias eficazes, os professores destacaram a criação de um ambiente estruturado e previsível, o contato visual constante com o aluno e a participação ativa dos pais no processo. Apesar das dificuldades, como a resistência de alguns alunos em participar, os professores consideram que as abordagens adotadas têm promovido o acolhimento e o progresso dos alunos com TEA. Conclui-se que para ter uma inclusão efetiva, é necessário monitorar continuamente o desempenho dos alunos, adaptar as práticas pedagógicas e superar os desafios de comunicação e falta de suporte institucional.Item A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO NA TERCEIRA IDADE(UNIFEV, 2025-12-03) NICOLAS RODRIGUES DE ARAUJOAo passar dos anos com o aumento da população da terceira idade, tornou-se de suma importância o incentivo e o aprimoramento para melhorar a saúde e o bem-estar dos idosos. O avanço da medicina e a melhora dos hábitos de vida da população proporcionam um aumento na expectativa de vida e, consequentemente, é essencial assegurar que essa longevidade seja de boa qualidade. Um dos pontos em destaque é o crescimento das práticas de exercícios físicos como uma alternativa para minimizar os efeitos causados por doenças crônicas e melhorar a saúde mental. O hábito de praticar exercícios físicos proporciona uma mudança na fisiologia do corpo humano, resultando em mudanças na pele e nos músculos, além de proporcionar bemestar físico e mental. Também atua contra o sedentarismo, que pode causar uma grande série de problemas, como obesidade, doenças cardiovasculares e enfraquecimento muscular, aumentando o risco de quedas. Além disso, melhora a circulação sanguínea fortalecendo o coração e ajudando a controlar a pressão arterial. O presente trabalho analisou o impacto positivo de praticar esportes na terceira idade, e a importância de incentivar e conscientizar a população a praticar esportes, em especial a musculação. Portanto, é importante que a sociedade esteja ciente desses benefícios e proporcione a prática periódica de atividade física entre a terceira idade.