Trabalhos de Conclusão de Curso

Engenharia Mecânica

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    CURVADORA DE TUBOS CIRCULARES INTEGRADA COM CLP
    (2025) ALVES DA SILVA, JOÃO LUIZ; SILVA BONFIM, MATHEUS; MURILO PARRA CUERVA
    Em diversos setores industriais de empresas de pequeno e médio porte, faz -se necessário o uso de dobradoras de tubos. Seja em fabricantes de carrocerias, pulverizadores, móveis, empresas de engenharia entre outras. Entretanto, devido ao elevado custo para se adquirir curvadoras de tubos automáticas, empresas como essas fazem uso de curvadoras de tubos manuais. Essas máquinas, embora de baixo custo, têm em contrapartida, inexatidão no ângulo final do tubo, incongruência em medidas que estavam predefinidas, falta de ergonomia, e maior dispêndio de tempo. Neste contexto esse trabalho se propõe a desenvolver uma curvadora de tubos automáticas levando em consideração o custo para a aquisição da máquina e que viabilize o aumento da capacidade tecnológica, sendo ela, curvar o tubo de forma automática apenas digitando o ângulo desejado no painel HMI de modo que impossibilite qualquer desvio dimensional da peça final. O funcionamento da máquina se baseia em dobramento por tração, onde o tubo é fixado em uma matriz circunferencial, e é dobrado quando se gira a matriz em torno do eixo. A máquina possui um motorredutor com redução de 1:20 com velocidade de 44rpm; motor trifásico de 3CV; sistema de redução por corrente de 1:14, para transmitir potência até o eixo da matriz e um sistema de automatização composto por um CLP, incolder e um painel HMI, onde o operador informa o ângulo desejado e a máquina mantém o motorredutor ligado até que o tubo chegue ao ângulo de dobramento requerido. A máquina permite realizar dobra em tubos de aço de até 2 ½” (63,5 mm) de diâmetro com no máximo 3,0mm (0,118 pol) de espessura de parede.
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    VISUALIZADOR DE ESCOAMENTO PARA TÚNEL DE VENTO
    (2025) FELIPE SILVA NEGRINI; TIAGO AUGUSTO VILELA DOS SANTOS; Murilo Parra Cuerva
    A busca por um melhor desempenho didático no ensino de engenharia mecânica destaca a importância de aulas práticas e experimentos empíricos. Desta forma, este projeto visou a continuação do então projeto túnel de vento presente no laboratório de hidráulica do Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV, adicionando um visualizador de escoamento, em que através do seu uso utilizando fumaça, permite a observação dos fenômenos apresentados e lecionados em mecânica dos fluidos, como o exemplo da camada limite. O projeto foi inicialmente modelado no software inventor e, em seguida, os componentes foram fabricados, incluindo: bocais de transição feitos de chapa de aço, dispensador de fumaça feito através de um cano de cobre, câmara de visualização composta por acrílicos e cantoneiras e os corpos de prova construídos por impressão tridimensional. Os testes confirmaram a funcionalidade do visualizador, permitindo a análise visual da influência da aerodinâmica e da viscosidade do fluido nos corpos de prova. Conclui-se que o visualizador viabiliza experimentos práticos que auxiliam significativamente no entendimento dos alunos e aumentam a didática do curso de Engenharia Mecânica.
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    LIMPADOR DE PARA-BRISA AUTOMOTIVO INTELIGENTE
    (2024-12-19) VERONA, Ana Julia; DE JOAO, Luiz Eduardo Ferreiro; Jahyr Gonçalves Neto
    Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um protótipo de limpador de para-brisa inteligente, automatizado por uma placa Arduino, que utiliza sensores para melhorar a eficiência do sistema de limpeza. O protótipo será composto por um sensor de chuva e um sensor de obstáculos. O sensor de chuva detecta a intensidade da precipitação sobre o parabrisa, e, com base nisso, ajusta automaticamente a velocidade do motor do limpador, tornando o sistema mais eficiente e adequado às condições climáticas. Já o sensor de obstáculos é responsável por identificar objetos à frente do veículo, garantindo que o limpador de parabrisa não seja acionado de forma errada ou excessiva, evitando o desgaste desnecessário. A ideia é que, quando a chuva começar, o sensor de chuva entenda a intensidade da precipitação e ative o motor do limpador com a velocidade adequada para limpar o para-brisa de forma eficiente, sem que o motorista precise ajustar manualmente a velocidade do limpador. Esse projeto busca melhorar a segurança e o conforto dos motoristas, especialmente em carros antigos, ao trazer uma solução simples e acessível para modernizar o sistema de limpadores de para-brisa.
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    PROTÓTIPO DE PLATAFORMA MÓVEL DE ELEVAÇÃO VERTICAL
    (2024-12-18) ALBINO, ALAFF LOPES; DA SILVA, HENRY G. FERRAREZI; Murilo Parra Cuerva
    Este projeto apresenta o desenvolvimento de um protótipo de plataforma de elevação vertical, especificamente voltada para trabalhos em altura, com o objetivo de atender aos requisitos da norma NR35. A plataforma foi projetada para proporcionar mais segurança, ergonomia e qualidade de vida aos trabalhadores, reconhecendo que atividades em altura estão entre as mais arriscadas em diversos setores. Essas tarefas frequentemente exigem posturas inadequadas e movimentos repetitivos, o que sobrecarrega diversas partes do corpo, como mãos, braços, ombros, costas e joelhos, podendo levar a distúrbios osteomusculares, como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT). A análise revelou que profissionais que realizam essas atividades sem o uso de equipamentos adequados enfrentam riscos ergonômicos elevados, estando mais sujeitos ao desenvolvimento dessas condições, principalmente nos membros superiores. Diante dessa realidade, o projeto se destaca como uma intervenção necessária e eficaz, com o intuito de reduzir esses riscos, melhorando as condições de trabalho e, consequentemente, a saúde dos colaboradores. Além disso, a plataforma não só oferece benefícios para o ambiente profissional, mas também pode ser adaptada para o uso doméstico, ajudando a reduzir os riscos de acidentes em atividades cotidianas, como a troca de lâmpadas ou reparos em altura, tornando-se uma solução versátil e acessível. A implementação dessa tecnologia contribuirá significativamente para a redução de acidentes, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
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    CICLOERGÔMETRO AUTOMATIZADO PARA PREVENÇÃO DA SÍNDROME DA IMOBILIDADE
    (2024-12-18) ROCHA, PEDRO LUAN FRANZINI; FONSECA, RYAN VICTOR GARCIA; Murilo Parra Cuerva
    Os avanços tecnológicos na medicina têm proporcionado inovações significativas na reabilitação motora, especialmente para pacientes acamados. A síndrome da imobilidade, caracterizada pela perda de massa muscular e complicações circulatórias, é comum em pacientes que ficam longos períodos sem mobilidade. A reabilitação motora é essencial para prevenir esses efeitos. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um cicloergômetro automatizado, projetado para promover a movimentação passiva dos membros inferiores, ajudando na prevenção de doenças relacionadas a mobilidade. O protótipo utiliza um motor de 12V, com controle de velocidade através de um controlador PWM (Pulse Width Modulation), garantindo a precisão e eficiência no movimento. Os testes mostraram que o cicloergômetro conseguiu executar movimentos regulares e eficazes, atendendo aos requisitos de funcionalidade e controle. Conclui-se que o dispositivo é uma solução viável para a prevenção da síndrome da imobilidade, com potencial para ser aplicado clinicamente, além de possibilidades de melhorias em sua funcionalidade e design.