A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA INCLUSÃO E NO DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO
Carregando...
Data
2025-12-16
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que realizamos uma pesquisa bibliográfica sistematizada com o objetivo de identificar e discutir as principais características e intervenções abordadas na literatura científica relativas ao desenvolvimento motor, físico e socioemocional de crianças com síndrome de Down.. Portanto esta pesquisa busca aprofundar o entendimento sobre aspectos relacionados à condições físicas, motoras e socioemocionais dessas crianças, tais como características, desafios, intervenções e percepções. No entanto observamos que nos estudos faltam suporte profissional, comunicação, treinamento e
estratégias eficazes para um melhor acolhimento e desenvolvimento dessas crianças. Tornando-se necessário monitorar continuamente e adaptar novas práticas pedagógicas a fim de promover a autonomia e desenvolvimento da promoção inclusiva social dos alunos com síndrome de Down, dentro e fora do âmbito escolar. A pesquisa será conduzida por meio de análise e publicações relevantes, como SciELO, PubMed, Google Acadêmico e CAPES Periódicos. Com critérios de inclusão serão: Artigos publicados nos últimos cinco anos (exceto quando forem considerados referenciais teóricos fundamentais para o tema);
Descrição
Palavras-chave
Inclusão Escolar, Educação Física, Desenvolvimento Motor, Síndrome de Down, Educação Infantil