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Data
2025
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Resumo
Com o aumento de ataques de engenharia social, mostra-se necessário investir e
incentivar no treinamento e na conscientização sobre diversos ataques em que se
explora o elo mais fraco da segurança da informação, o fator humano. Com isso, o
presente projeto tem como objetivo desenvolver um jogo digital, educativo e
interativo usando conceitos da gamificação sobre engenharia social, dessa forma
incentivando e conscientização de forma lúdica sobre o tema. A justificativa desse
trabalho vem da necessidade do treinamento da conscientização através de uma
gamificação para treinamento de forma dinâmica e interativa contra ataques de
Engenharia Social. O desenvolvimento consiste no uso de um motor de jogos, o
Unity, e uma IDE, o Visual Studio para fazer os scripts, foi utilizado a linguagem C#.
O Aseprite foi necessário para fazer o design do jogo. Com o desenvolvimento de
quizzes e missões, juntamente com um sistema de ranking, foi possível ter um jogo
interativo que ensinam conceitos da engenharia social, mostrando de forma
interativa e lúdica, e com textos explicativos para o jogador sobre o tema da missão.
Descrição
Palavras-chave
Engenharia Social, Gamificação, Unity, Segurança da Informação, Jogo educacional, Conscientização