Trabalhos de Conclusão de Curso

Educação Física - Bacharelado

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 23
  • Item
    O PAPEL DA PERIODIZAÇÃO NA PREPARAÇÃO DE NADADORES DE ALTO NIVEL
    (2025-12-12) ERIK DE SOUZA BAILON DE OLIVEIRA; Antonio Benjamim da Silva
    A periodização é um conceito fundamental no planejamento do treinamento esportivo, baseado na divisão do tempo em pequenos períodos que facilitam o controle das fases do processo. Seu objetivo é preparar o atleta de natação para atingir a forma esportiva, estado em que ele esteja apto a alcançar resultados competitivos, considerando aspectos físicos, psicológicos, técnicos e táticos. A periodização serve para integrar todos os fatores que influenciam o atleta e o programa de treinamento, monitorando que o rendimento não é constante e que o planejamento deve alinhar o calendário e os princípios do treinamento. Este artigo analisa qual modelo de periodização tradicional, ondulatório ou ATR melhora mais a performance na natação, baseando-se numa revisão bibliográfica de publicações entre 2000 e 2024, não houve coleta de dados experimentais, mas o estudo amplia o conhecimento teórico e sugere sugestões para pesquisas futuras. Constata-se que o treinamento deve ser organizado racionalmente, respeitando os ciclos adaptativos e as cargas de intensidade ajustadas ao calendário competitivo e às necessidades individuais do atleta. Cada prova requer uma preparação específica, tornando a periodização essencial para adaptar o treino à realidade competitiva e às características dos nadadores. Assim, a periodização é a divisão da preparação em ciclos, fases e etapas separadas qualitativamente e quantitativamente, conforme os princípios do treinamento e objetivos de rendimento, apoiando o desenvolvimento progressivo do desempenho por meio da distribuição lógica das cargas e adaptações ao longo do tempo.
  • Item
    A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA SAÚDE EMOCIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
    (2025-12-12) Maria Vitória da Silva Carvalho Pinheiro; Caciane Dallemole Souza
  • Item
    AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DE PRATICANTES DE TREINAMENTO RESISTIDO
    (2025-12-12) Gabriel Almeida Ferreira e Rosilene Silva Pavão; Caciane Dallemole Souza
  • Item
    ASPECTOS SOBRE O PERFIL DE PRATICANTES DE BEACH TENNIS DO NOROESTE PAULISTA
    (2025-12-12) Joel Rodrigues da Silva e Mateus Tedeschi da Silva; Caciane Dallemole Souza
  • Item
    A DANÇA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO BIOPSICOSSOCIAL SOB A ÓTICA DAQUELES QUE ENSINAM
    (2025-12-11) Eduarda Gomes Caló; Jean Cesar Andrade de Souza
    A dança é um fenômeno presente na humanidade desde os tempos mais remotos, desempenhando funções sociais, culturais, artísticas e educativas, ligando-se à comunicação de emoções e valores e ao desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional dos indivíduos. No contexto escolar e no fitness, tem potencial para integrar corpo e mente, promovendo aprendizagem motora, interação social, autoestima e bem-estar. Apesar desses benefícios, sua inserção ainda enfrenta barreiras relacionadas ao preconceito sociocultural, valorização institucional e formação profissional. Este estudo analisou a percepção de profissionais que ensinam dança em escolas e academias fitness de Votuporanga/SP sobre o impacto dessa prática no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos. Aplicou-se questionário estruturado via Google Forms®, com perguntas fechadas e abertas. As fechadas usaram escalas de Likert de 1 a 5 ou de 1 a 10, categorizadas em muito ruim/discordo totalmente/muito baixa (1 e/ou 1–2); ruim/discordo/baixa (2 e/ou 3–4); regular/indiferente (3 e/ou 5–6); bom/concordo/alta (4 e/ou 7–8); e muito bom/concordo totalmente/muito alta (5 e/ou 9–10). O questionário foi enviado por e-mail e WhatsApp®, resultando em 18 respostas. No contexto escolar, a dança foi apontada como prática inclusiva e promotora de identidade, socialização, autoestima, redução do estresse e bem-estar por 83% dos entrevistados, enquanto a cooperação foi destacada por 77%. As principais barreiras foram infraestrutura inadequada, preconceito social e desvalorização institucional. No ambiente fitness, registraram-se duas respostas, reflexo do número reduzido de profissionais e da menor presença da modalidade nestes ambientes, mas ambos relataram impacto positivo na autoestima, socialização, humor, condicionamento físico e gasto energético (100%), com divergências quanto à força muscular, flexibilidade e prevenção de doenças (50– 50%). De forma geral, 100% dos entrevistados consideram a dança como uma ferramenta eficaz no desenvolvimento biopsicossocial dos alunos, embora desafios como carga horária reduzida, preconceito, desvalorização e falta de formação ainda persistam.
  • Item
    BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO DE POTÊNCIA PARA ATLETAS DE PROVAS DE VELOCIDADE NA NATAÇÃO
    (2025-12-11) Luis Toshio Tamanaha Filho; Keven Eduardo Simões Milani de Paula; Jean Cesar Andrade de Souza
    O alto desempenho exige que os treinadores busquem métodos eficazes na preparação física dos atletas. Em atletas de provas de velocidade da natação, um destes métodos é o treinamento de potência, que consiste na execução de exercícios com movimentos ordenados, com alta intensidade e curta duração, com sobrecarga ou apenas com o peso corporal. No entanto, ainda são escassos estudos que compilem informações associadas as caraterísticas e benefícios deste método na performance física. Assim, objetivamos identificar os efeitos do treinamento de potência em atletas de natação de provas de velocidade, descrevendo os tipos de fibras musculares, tipos de metabolismo e parâmetros fisiológicos envolvidos nesse processo e mapeando exercícios e estratégias. Para tal foi realizada uma revisão narrativa da literatura das bases de dados PubMed e Google Acadêmico, utilizando os descritores “Treinamento”, “Potência”, “Natação”. Foram incluídas publicações entre junho de 2013 e outubro de 2024, nos idiomas português e inglês, que atendessem a temática, com última atualização em agosto de 2025. Foram identificados 9.861 registros, destes, 9.738 foram excluídos por não atenderem aos critérios de inclusão. Após a triagem de títulos e resumos, 40 artigos foram avaliados integralmente, resultando na inclusão final de 9 estudos para análise qualitativa. Oito estudos relataram que treinamento de potência — em particular exercícios pliométricos, treinamento resistido em altas velocidades e métodos específicos em meio aquático — estão associados a melhorias significativas no desempenho. Ensaios que compararam métodos tradicionais de força máxima e de potência sugerem que os ganhos na velocidade de nado derivam mais da otimização da taxa de desenvolvimento de força do que aumento absoluto da carga mobilizada. Isso reforça que a incorporação de métodos de potência é uma estratégia promissora no desempenho de nadadores velocistas. Porém, a heterogeneidade metodológica e a limitação no número de estudos longitudinais controlados indicam a necessidade de investigações mais robustas.
  • Item
    EFEITO DA FOTOBIOMODULAÇÃO DE BAIXA INTENSIDADE EM ATLETAS AMADORES DE KICKBOXING DURANTE E APÓS SESSÃO DE TREINAMENTO
    (2025-12-11) Isac Gabriel Guimarães Câmara; José Lacerda Neto; Jean Cesar Andrade de Souza
    A fotobiomodulação de baixa intensidade (LLLT) pode modular processos inflamatórios e o estresse oxidativo, aumentando a concentração de óxido nítrico e a produção de adenosina trifosfato dada sua capacidade de estimular a enzima citocromo c oxidase mitocondrial. Mecanismos que podem favorecer a performance física em modalidades de alta intensidade, como o Kickboxing, dada a produção exacerbadamente de radicais livres e queda do potencial hidrogeniônico, culminado em fadiga muscular. Diante da escassez de estudos envolvendo LLLT em lutas de combate, objetivamos investigar o efeito da administração aguda de LLLT imediatamente antes de uma sessão de treinamento sobre o desempenho funcional e parâmetros de potência/recuperação em atletas de Kickboxing. Participaram deste ensaio clínico randomizado, cruzado, duplo-cego, com período de washout de 7 dias, 5 atletas amadores de Kickboxing, recrutados por voluntariado. Estes foram alocados para um dos ensaios experimentais: i) placebo ou ii) e dose de LLLT com energia de 6 joules (J) (8 diodos; infravermelho de 960 nm; densidade de 91 J/cm²) em cada um dos catorze pontos dos membros inferiores. A sessão de treinamento consistiu em um aquecimento de 4 minutos e fase principal com três blocos de 5 minutos intercalados por 3 minutos de descanso passivo. Cada bloco foi composto por 10 rounds de 20 segundos de joelhadas intercalados com pausas de 10 segundos. Foram aplicados, pré e pós-sessão, testes de desempenho funcional — joelhadas em 60 segundos, salto com contra movimento, salto horizontal unilateral e agachamento profundo — além da mensuração da frequência cardíaca e da percepção subjetiva de esforço. Os resultados indicam que não houve diferenças estatisticamente significativas em nenhuma das variáveis mensuradas entre LLLT e placebo (p>0,05). Diante disso, conclui-se que a LLLT não teve efeito significativo, resultado potencialmente explicado pelo pequeno número amostral. Finalmente, sugere-se que novos estudos sejam realizados vogando maior número amostral e diferentes dosimetrias.
  • Item
    EFEITO DA FOTOBIOMODULAÇÃO DE BAIXA INTENSIDADE NO CONSUMO DE OXIGÊNIO DE ATLETAS AMADORES DURANTE SESSÃO DE TREINAMENTO DE CROSSFIT®
    (2025-12-11) Isis Parise Biazolli Mariano; Jean Cesar Andrade de Souza
    O CrossFit® destaca-se por ser uma modalidade de treinamento funcional de alta intensidade que promove adaptações fisiológicas positivas, como, por exemplo, o consumo máximo de oxigênio (VO2máx). Contudo, ocorre também produção exacerbada de radicais livres, acúmulo de íons hidrogênio, queda do potencial hidrogeniônico, depleção energética acentuada e fadiga muscular. Visando mitigar esses efeitos e potencializar a performance física, a fotobiomodulação de baixa intensidade (LLLT, do inglês Photobiomodulation/Low-Level Laser Therapy) caracteriza-se como potencial recurso ergogênico dada sua capacidade de modular a atividade de proteínas da cadeia transportadora de elétrons. Diante disso, objetivamos investigar o efeito da LLLT no consumo de oxigênio durante Loredo WOD (Workout of the day) em atletas amadores de CrossFit®. Para tal, 6 atletas amadores de CrossFit®, homens, foram alocados para dois ensaios experimentais: i) placebo ou ii) e dose de LLLT com energia de 6 joules (J) (8 diodos; infravermelho de 960 nm; densidade de 91 J/cm²) em cada um dos catorze pontos dos membros inferiores imediatamente antes do WOD. Durante o protocolo de exercício foram mensurados o consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, equivalentes ventilatórios de oxigênio (VE/VO2) e de gás carbônico, quociente respiratório (QR), frequência cardíaca e percepção subjetiva de esforço, além dos teste funcionais de salto vertical e número de agachamentos em um minuto e tempo total do WOD. Observou-se que não houve diferença estatística significativa entre placebo e LLLT para nenhuma das variáveis estudadas, entretanto, percentualmente o grupo LLLT apresentou menor área sob a curva (AUC) do QR em 16,99% e do VE/VO2 em 19,95% em relação ao placebo. Conclui-se, que a LLLT não teve efeito estatístico, mas com maior eficiencia metabólica percentual, sobre as variáveis mensuradas durante o WOD proposto, resultado potencialmente explicado pelo pequeno número amostral. Finalmente, sugere-se que novos estudos sejam realizados vogando maior número amostral.
  • Item
    A CONTRIBUIÇÃO DOS MÉTODOS DE CORRIDA CONTÍNUA, HIIT E FARTLEK NA PREPARAÇÃO FÍSICA DE ATLETAS DO BOXE
    (2025-12-11) ALVIZI CARDOSO, DIOGO; MARTINS, LUAN MAIKON; BORGES JUNIOR, WILSON LUIZ
    O boxe é uma modalidade de alta intensidade e caráter intermitente que exige do atleta elevada capacidade de produzir potência repetida, recuperar-se rapidamente entre esforços e manter estabilidade neuromuscular ao longo dos rounds. Nesse contexto, a corrida destaca-se como ferramenta fundamental por desenvolver resistência, tolerância ao esforço e eficiência bioenergética alinhada às exigências da luta. Compreender suas demandas fisiológicas e o papel dos diferentes métodos torna-se essencial para a elaboração de programas de treinamento adequados. O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições dos métodos de corrida contínuo, intervalado de alta intensidade (HIIT) e Fartlek na preparação física de boxeadores. A pesquisa configurou-se como uma revisão bibliográfica qualitativa, descritiva e exploratória, construída a partir de produções científicas publicadas entre 2004 e 2025. Os resultados indicam que o treinamento contínuo, realizado em intensidade moderada e estável, aprimora a capacidade aeróbica, a eficiência oxidativa e a recuperação entre rounds. O HIIT, por sua vez, aumenta a potência anaeróbica, o VO máx, os limiares ventilatórios e a tolerância ao lactato, reproduzindo mais fielmente o caráter intermitente da luta. O Fartlek integra variações rítmicas planejadas e espontâneas, estimulando simultaneamente vias aeróbicas e anaeróbicas e contribuindo para a melhora da capacidade de mudança de ritmo e da eficiência do esforço durante a corrida. Dessa forma, sugere-se que o treinamento de corrida, quando planejado e integrado adequadamente à periodização física, constitui um recurso eficaz e indispensável para a preparação de boxeadores de alto nível. Conclui-se baseadas nas evidencias revisadas que os métodos de corrida contínuo, HIIT e Fartlek contribuem positivamente, cada um de maneira distinta, para o desenvolvimento das capacidades aeróbicas, anaeróbicas e psicológicas essenciais ao desempenho competitivo.
  • Item
    INFLUÊNCIA DO ENVELHECIMENTO NA HIPERTROFIA MUSCULAR
    (2025-12-11) MARCHI SANTOS, EDUARDO; AUGUSTO FERREIRA, VITOR; BORGES JUNIOR, WILSON LUIZ
    Este estudo aborda como o envelhecimento provoca mudanças hormonais e fisiológicas que dificultam a manutenção da massa muscular, levando à sarcopenia, condição que afeta a força, a mobilidade e a qualidade de vida dos idosos. Com o crescimento da população idosa, esse tema ganha importância na saúde pública, pois a perda muscular aumenta o risco de quedas, doenças crônicas e dependência. A prática de exercícios resistidos, aliada à nutrição adequada, é apontada como a principal estratégia para combater esses efeitos e melhorar a resposta hipertrófica. O estudo busca entender como essas alterações influenciam o corpo e quais ações podem ajudar a preservar a saúde muscular na terceira idade. Foi utilizada como metodologia, a pesquisa bibliográfica. Como conclusão, foi destacado que este estudo mostrou que o envelhecimento causa mudanças hormonais que afetam diretamente a saúde muscular, dificultando a manutenção da força e da massa magra. A queda de hormônios anabólicos, o aumento dos catabólicos e a resistência à insulina comprometem o funcionamento do corpo, especialmente em idosos e pessoas com diabetes tipo 2. Por isso, hábitos saudáveis como boa alimentação, prática de exercícios e acompanhamento médico são fundamentais. Hormônios como testosterona, GH, IGF-1 e estrogênio também influenciam o equilíbrio físico e emocional, e sua queda pode afetar a autoestima e a disposição. Conclui-se que entender a relação entre envelhecimento e hipertrofia muscular é essencial, e novas pesquisas podem ajudar a desenvolver estratégias mais eficazes para promover um envelhecimento ativo e com qualidade de vida.
  • Item
    A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS COMO AUXÍLIO NO TRATAMENTO DE PESSOAS COM DEPRESSÃO, TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E NO EQUILÍBRIO MENTAL
    (2025-12-09) MICHAEL PAULO CARDI DOS SANTOS; professor Me. Valter Brighetti
    O presente trabalho versa sobre como a prática de exercícios físicos podem auxiliar pessoas com depressão, transtornos de ansiedade e no equilíbrio mental, haja vista que a ansiedade é caracterizada por vivências de tensão e pensamentos que nos deixam preocupados, o que acaba resultando em mudanças fisiológicas aumento da pressão arterial e frequência cardíaca, sudorese, e até mesmo vertigem, sendo observados estes sintomas durante vários dias ou até mesmo semanas, entre os mais comuns sintomas da ansiedade estão Transtorno de Pânico, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Ansiedade Social. Enquanto que a depressão está ligada ao estado afetivo e emocional que o indivíduo se encontra, tal sentimento é denominado de tristeza, e todos os seres humanos estão sujeitos a passar por esse sentimento diante de situações desagradáveis ou inesperadas que podem ocorrer em nosso dia a dia, sendo tratada como síndrome, pois ela aparece através de alterações de humor como tristeza, irritabilidade e apatia, entre outros sintomas, na parte da cognição a pessoa com tal síndrome vê tudo com pessimismo, sua estima é baixa, para ela não há esperança, tem pensamentos de morte constantes, como se isso fosse aliviar seu sofrimento, seu corpo sente falta de energia, cansaço, sua alimentação passa a cada vez mais restrita, pois ela perde o apetite, seu sono se torna inconstante, e sua libido diminui. A ansiedade e a depressão são transtornos que prejudicam muito a vida do indivíduo.
  • Item
    A DANÇA HIP-HOP E SEUS BENEFÍCIOS PARA SAÚDE FÍSICA E MENTAL
    (2025-12-09) AMANDA MAYUMI OTUSKI VON MÜHLEN; professora Ma. Denise Ferraz Lima Veronezi.
    Este trabalho apresentou um estudo sobre a dança no Hip-Hop, destacando sua origem nos Estados Unidos e sua expansão internacional, especialmente na França nos anos 1980. Mostra como estilos como Breaking, Popping, Locking, Krump e House Dance têm características próprias que refletem aspectos culturais e técnicos do movimento. A pesquisa também aponta os benefícios da dança para a saúde física e mental, como melhora da autoestima, alívio do estresse e desenvolvimento da coordenação motora. Além disso, destaca que atividades artísticas, como a dança, podem ser eficazes e acessíveis para promover bem-estar, especialmente em grupos vulneráveis. O estudo tem como objetivo analisar os estilos de dança do Hip-Hop e entender como eles contribuem para a expressão emocional e a qualidade de vida dos praticantes. Como conclusão, foi visto que Hip-Hop é um movimento cultural poderoso, que vai além da música e da dança, atuando como ferramenta de transformação social, especialmente na educação e no Serviço Social. Com estilos como Breaking, Popping, Locking, Krump e House Dance, o Hip-Hop expressa vivências e lutas das periferias, promovendo inclusão, consciência política e valorização dos saberes populares.
  • Item
    TERAPIAS PSICOMOTORAS: PREVENÇÃO DA RETROGÊNESE E MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS
    (2025-12-09) LETÍCIA TARTARI MELATO; professora Ma. Denise Ferraz Lima Veronezi.
    O crescimento da população idosa no Brasil é uma realidade incontestável, o número de pessoas acima de 60 anos vem aumentando de forma expressiva, dados do IBGE. O conceito de retrogênese descreve o declínio gradual de funções e sistemas do corpo humano com a idade. É fundamental considerar que esse processo pode ser influenciado por intervenções que atenuam seus efeitos e promovem melhor qualidade de vida. Este estudo teve como objetivo explorar a psicomotricidade e como as terapias psicomotoras podem atuar na prevenção da retrogênese e na melhoria da qualidade de vida de idosos, buscando demonstrar a relevância de atividades psicomotoras. A pesquisa se justifica pela necessidade de abordar o envelhecimento de forma proativa com autonomia e da dignidade. A metodologia utilizada foi a de uma pesquisa exploratória e descritiva, baseada em uma revisão de literatura de caráter qualitativo. A base para a análise foi um vasto conjunto de artigos científicos e livros, selecionados de plataformas como Google Acadêmico, PubMed e SciELO. Foram utilizadas as palavras-chave: psicomotricidade, retrogênese, qualidade de vida e idoso. Os resultados confirmaram que as terapias psicomotoras oferecem benefícios significativos. A participação nessas atividades está diretamente relacionada à promoção do bem-estar, à felicidade, e à redução de sintomas de ansiedade e depressão. A prática regular demonstrou ser eficaz na melhora da autonomia e da independência funcional. Em conclusão, a psicomotricidade é uma ferramenta terapêutica de grande valor para a terceira idade, auxiliando na desaceleração dos efeitos da retrogênese e promovendo um envelhecimento mais ativo e digno.
  • Item
    PERFIL DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSAS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DA TERCEIRA IDADE
    (2024-11-13) KARINA MEDEIROS DO NASCIMENTO BRAGA
    The aim of this study was to investigate functional capacity, body composition, and quality of life in 48 elderly women, aged 60 to 80 years (68.9±5.18 years), participating in the UNIATI program at Unifev. The participants underwent anthropometric measurements and completed the SF-36 questionnaire, along with tests assessing strength, flexibility, agility, balance, and aerobic endurance. The results showed an average body weight of 72.0±15.19 kg, with a BMI of 29.4±5.80 kg/m², and 43.8% of the elderly were classified as obese. In strength tests, 85.4% had adequate performance in the lower limbs and 91.7% in the upper limbs. Flexibility was considered satisfactory in 62.5% for lower limbs and 72.9% for upper limbs. Cardiorespiratory endurance was adequate for 58.3% of participants. In the agility test, 14.6% were classified as “very good.” However, all showed unsatisfactory results in balance capacity, raising concerns due to its association with falls. Regarding quality of life, SF-36 data indicated an average functional capacity score of 62.7±20.22. Scores for physical and emotional limitations were 64.9±38.67 and 61.1±42.24, respectively. For pain, the score was 57.4±21.57, while general health was 62.5±20.49. Vitality was 59.8±20.95, and social aspects (68.2±25.63) and mental health (67.0±21.76) showed a more positive perception. The study highlights the need for interventions focused on physical exercise to address various physical capacities, promoting weight reduction, enhancement of these capacities, and consequently, an improvement in the quality of life for elderly women.
  • Item
    COMPORTAMENTO DA POTÊNCIA MUSCULAR DE MEMBROS INFERIORES DE FUTEBOLISTAS PROFISSIONAIS DIVIDIDOS POR POSIÇÕES DE JOGO DURANTE UM PERÍODO DE COMPETIÇÃO
    (2024-11-13) SMITH GUILHERME LIMA DE OLIVEIRA
    The aim of this study was to analyze and compare the muscular power of the lower limbs among professional soccer players in different positions during a competitive period. The sample consisted of 31 soccer players, aged 19 to 34 years. The athletes were divided into 4 groups according to their playing position. Group 1 consisted of goalkeepers, group 2 was called defenders (full-backs and full-backs), group 3 was called midfielders (defensive midfielders and midfielders) and group 4 was called forwards. The muscular power of the lower limbs was assessed using the My Jump 2 software, through the Counter Movement Jump (CMJ). The assessments were carried out during a competition of the São Paulo championship of series A1 (First Division) and the Brazilian championship series D, and the CMJ test was performed before the training sessions. The test results were analyzed through descriptive statistics. In the CMJ, the defenders group obtained average values of 48.3±5.80 cm over the 16 weeks, the goalkeepers were 52.7±7.91 cm, the midfielders group obtained average values of 41.7±6.72 cm, and the attackers group obtained average values of 44.4±4.79 cm respectively. The main results indicate that defenders and goalkeepers obtained the best results in the CMJ test, suggesting that they have greater muscular power in the lower limbs. This test provides a practical and reliable measure of the explosive strength of the lower limbs, being a valuable resource in monitoring performance and prescribing training.
  • Item
    A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO NA TERCEIRA IDADE
    (2025-12-04) NICOLAS RODRIGUES DE ARAUJO
    Com o passar dos anos com o aumento da população da terceira idade, tornou-se de suma importância o incentivo e o aprimoramento para melhorar a saúde e o bem-estar dos idosos. O avanço da medicina e a melhora dos hábitos de vida da população proporcionam um aumento na expectativa de vida e, consequentemente, é essencial assegurar que essa longevidade seja de boa qualidade. Um dos pontos em destaque é o crescimento das práticas de exercícios físicos como uma alternativa para minimizar os efeitos causados por doenças crônicas e melhorar a saúde mental. O hábito de praticar exercícios físicos proporciona uma mudança na fisiologia do corpo humano, resultando em mudanças na pele e nos músculos, além de proporcionar bem-estar físico e mental. Também atua contra o sedentarismo, que pode causar uma grande série de problemas, como obesidade, doenças cardiovasculares e enfraquecimento muscular, aumentando o risco de quedas. Além disso, melhora a circulação sanguínea fortalecendo o coração e ajudando a controlar a pressão arterial. O presente trabalho analisou o impacto positivo de praticar esportes na terceira idade, e a importância de incentivar e conscientizar a população a praticar esportes, em especial a musculação. Portanto, é importante que a sociedade esteja ciente desses benefícios e proporcione a prática periódica de atividade física entre a terceira idade.
  • Item
    TREINAMENTO FÍSICO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO
    (2025-12-05) JOÃO VICTOR DA SILVA RIBEIRO; SABRINA PEREIRA DA SILVA
    A depressão é um transtorno mental que altera o humor e os sentimentos, levando os indivíduos a exagerarem sobre acontecimentos e tornando as situações mais difíceis e dolorosas. Esta condição debilitante pode durar mais do que o esperado. No Brasil, a prevalência de depressão ao longo da vida é de 15,5%. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão está em 4º lugar entre as principais causas de despesas médicas, afastando as pessoas do trabalho e gerando prejuízos. É a principal causa de incapacitação ao longo da vida. O artigo analisa os efeitos do treinamento físico no tratamento da depressão. Aborda fatores fisiológicos, principais sintomas e hormônios da depressão, correlacionando-os com os efeitos do exercício físico. A pesquisa é qualitativa, descritiva e de revisão bibliográfica, utilizando fontes como Scielo, Google Acadêmico e PubMed. O trabalho está dividido em três seções: depressão, impactos do exercício físico e a relação entre exercício físico e saúde, destacando a eficácia na redução dos sintomas depressivos. A pesquisa revela que atividades de intensidade moderada a vigorosa, como corrida, ciclismo e aeróbicos, têm uma forte correlação com a redução dos sintomas de depressão, aumentando os níveis sanguíneos de opioides endógenos e causando euforia. Indivíduos que se exercitam regularmente têm menores chances de manifestar sintomas de depressão e ansiedade. Além disso, o exercício proporciona distração de pensamentos negativos, contato social, previne recaídas e beneficia comorbidades físicas.
  • Item
    OS IMPACTOS DA MELATONINA NO EXERCÍCIO FÍSICO E NO FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO
    (2025-12-05) EDUARDO MAZOTTI OKA; LUANA MELIM BRABO
    A melatonina, além de regular o sono, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que favorecem a recuperação muscular após exercícios intensos, reduzindo o estresse oxidativo e prolongando a resistência e o desempenho. Sua principal função é regular o ciclo circadiano, crucial para a saúde cardiovascular, neurológica, imunológica e cognitiva. A glândula pineal, responsável pela síntese de melatonina, é estimulada pela ausência de luz, enquanto a exposição à luz noturna, comum em trabalhadores de turnos, pode causar distúrbios circadianos, reduzindo a melatonina e aumentando o cortisol. A pesquisa, baseada em revisão de literatura, destacou que a melatonina melhora o desempenho físico, facilita a recuperação muscular e otimiza o ciclo sono-vigília, além de reduzir os níveis de estresse oxidativo e inflamatório. O sono, em conjunto com os efeitos da melatonina, é essencial para aprimorar a atenção, concentração e prevenir lesões, influenciando diretamente no desempenho físico e na qualidade do treinamento. Assim, a melatonina se revela fundamental para o bem-estar geral e a longevidade, contribuindo também para a imunidade e as funções cognitivas.
  • Item
    O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE ATLETAS DE FUTEBOL DE ALTO RENDIMENTO/AMADOR ACOMETIDOS COM A RUPTURA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA)
    (2024-12-05) VINÍCIUS GOMES VIEIRA
    O alto índice de atletas de futebol apresentar lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é significante para o atleta quanto para o clube onde exerce suas funções. Porém, na reabilitação desses atletas, o profissional de educação física deve aplicar métodos de treinamento e avaliação para que reduza ou recupere os atletas para seu retorno ao esporte. O objetivo geral da pesquisa é analisar o processo de recuperação de jogadores de futebol que sofrem lesões no LCA, utilizando estudos de campo, artigos e pesquisas para identificar as dificuldades físicas e psicológicas enfrentadas durante todo o período de reabilitação até que possam retornar à atividade esportiva. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Avaliar o processo de recuperação de jogadores de futebol com lesão no LCA e identificar os desafios físicos e psicológicos enfrentados ao longo da recuperação. Parte-se da hipótese de que atletas submetidos a um programa específico de treinamento de fortalecimento e prevenção de ligamentos do joelho terão menor incidência de lesões e menor tempo de inatividade ao longo da temporada. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de revisão de literatura, desse modo, a organização da Fundamentação Teórica encontra-se organizada nas seguintes seções: Na Seção 1 faz-se um levantamento sobre as características da lesão de LCA em jogadores de futebol, onde se encontra a compreensão da lesão, o impacto psicológico no atleta lesionado, se há influência na confiança e no desempenho após o retorno a atividade esportiva. Na Seção 2 é elencado à associação da importância do fortalecimento e de exercícios preventivos antes e pós-lesão. Por fim, na Seção 3 é descrito sobre as estratégias, desafios e expectativas para o retorno à atividade atlética.
  • Item
    ATIVIDADE FÍSICA COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL: IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
    (2024-11-13) DANIEL AMORIM GONÇALES; RHYAN DE SOUZA MELO.
    Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition that affects communication and social interaction, directly impacting the daily lives of diagnosed children. This study aims to investigate the effects of adapted physical activity on the comprehensive development of children with ASD, analyzing the physical, emotional, and social benefits of these practices. The research is justified by the relevance of interventions that promote social inclusion and improve the quality of life of children with ASD, given the growing prevalence of this disorder and the importance of approaches that consider the specific needs of these individuals. The methodology used consisted of a bibliographic search, based on the analysis of scientific articles and books, focusing on how the practice of adapted physical activities can influence the development of children with ASD. The results showed that activities such as swimming, functional circuits, and other adapted sports bring significant improvements in motor control, increased socialization, and reduced repetitive behaviors. In addition, these practices contribute to strengthening children's self-esteem, confidence, and autonomy, which directly impacts their quality of life and emotional well-being. In conclusion, adapted physical activity has proven to be a fundamental tool for the overall development of children with ASD, acting on physical, emotional and social aspects. We suggest that further research be conducted to explore the impact of these interventions in educational and therapeutic contexts, aiming to expand strategies for social inclusion and promotion of physical and mental health for this population.